Universo Cultural

Educação e Cultura da Nova Era
Home O SIGNO DO SEU BEBÊ COMO É A CRIANÇA DE SAGITÁRIO

COMPARTILHE:



O CÉU DO MOMENTO



Escrito por Doddie Edmans & Allan Edmans   

 

 

 

A criança de Sagitário | Como lidar com seu bebê de Sagitário

 

(DE 23 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO)

 

A natureza extrovertida do Sagitário é muito conhecida e a criança desse signo se expande de todas as formas possíveis. Como pais, vocês podem

achar gratificante ou perturbadora essa exuberância, mas sempre se surpreenderão com a irrequieta bola de fogo com quem vivem.


Essas crianças são exploradoras naturais, cuja necessidade de provar tudo o que a vida oferece é, na realidade, o resultado do desejo que têm de entendê-la. O mundo é a escola dos sagitarianos, e eles sempre estão aprendendo as lições do mundo por meio do corpo, do coração ou da mente - de fato, acreditam que quanto mais se expuserem, melhor. Podem cometer erros nas experiências infindavelmente ativas que fazem com pessoas e coisas, porém, mais do que as outras crianças tendem a aprender e a crescer a partir disso.


Graças ao fato de os sagitarianos compartilharem com os outros signos de fogo (Áries e Leão) a intensa necessidade de auto-expressão, a energia física, emocional e mental é abundante nessas crianças. A maioria terá uma aptidão natural para os exercícios físicos ou, pelo menos, uma boa coordenação motora, sendo suas pernas e coxas especialmente fortes. Apesar de muito ousados para descobrir até onde seus corpos podem levá-los, é provável que você aprenda a confiar no julgamento dos sagitarianos; se não, pelo menos verá a incrível elasticidade nos saltos que dão ao se machucarem.

 

 

Seria sensato apoiar o amor pela liberdade que possuem estes bichinhos cheios de energia, na medida em que o bom senso permite, é claro, pois se ficarem presos eles a procuram desesperadamente. De fato, a abundante energia do sagitariano pode se tornar um verdadeiro problema tanto para os pais como para as próprias crianças. Reprimida essa energia pode se tornar explosiva e emocionalmente auto destrutiva; mas se não for direcionada, pode se expandir de forma ilimitada, e a auto-expressão impetuosa que a criança demonstra pela aventura fará com que se esqueça de tomar qualquer cuidado, à medida que força o seu motor além do que é capaz, sem ter nenhum mecanismo interno de autocontrole. Tanto os meninos quanto as meninas tendem a brincar de forma bruta demais para qualquer um.


As crianças de Sagitário expressam essa energia também por meio de sua boa disposição característica. O bom humor e o imperturbável otimismo do sagitariano podem contagiar a todos em volta, e se você tiver uma disposição parecida, sempre encontrará nele um companheiro disposto a qualquer aventura potencialmente divertida. Os sagitarianos são exemplares como viajantes, pois se adaptam com facilidade às mudanças na rotina. De fato, isso pode ser um dos seus principais meios de desenvolvimento, pois podem tirar o máximo de proveito das constantes mudanças de lugares e de pessoas.


Também no que diz respeito ao sentimento eles podem ultrapassar os limites se não forem ajudados por adultos carinhosos. Assim como qualquer coisa que a criança de Sagitário faz, toda essa alegria natural pode às vezes levá-las a um excesso de otimismo, por meio do qual todas as suas capacidades são exageradas e ela ignora a necessidade de se curvar a algumas realidades, tais como um horário razoável de dormir ou a considera‡„o pelo sentimento das outras crianças. Para alguns, a liberdade é de extrema importância, tanto que evitam as amizades onde a exigência emocional é grande. Mas, em geral, tendem a ser amigáveis, sendo bastante calorosos, o que atrai os amigos. Janice, de três anos, que tem seus problemas em relação a outras coisas, é, no entanto surpreendente em sua desenvolvida autoconfiança, quando se dirige a alguém e lhe aperta a mão dizendo: "Oi, eu sou a Janice!".

 

 

Essas crianças tendem a desprezar as convenções em sua tentativa de inovar os limites das leis sociais. Elas reagem a qualquer tipo de pressão, não importa de quem venha, colocando em prática uma abordagem original que as levará bem longe no futuro. Jon, de cinco anos, acha realmente "um barato" usar a camiseta pelo avesso, e não recua diante das convenções dos amigos. Ele tem uma capa e uma máscara de Batman que usa sempre sobre a roupa de inverno para ir à escola. Ele parece estranho, mas interessante. Ele se importa muito com a aparência, mas mesmo nessa idade, procura apresentar de modo marcante a sua personalidade.


As crianças de Sagitário têm uma grande capacidade de liderança. Apesar de serem abertas e, em geral justas com os companheiros, não têm medo de se auto-afirmarem. Com seu espírito aventureiro, elas estão sempre bem à frente de todos os outros e possuem uma inteligência naturalmente aguçada que, mesmo antes de entrarem para a escola, se manifesta em tudo o que fazem.


Apesar de alguns sagitarianos nunca se sentirem à vontade na escola por causa do regulamento, preferindo aprender com as experiências da vida, a maioria deles se torna alunos ótimos que adquirem enorme conhecimento e habilidade intelectual. Um casal de amigos nossos duvidou do quadro que a astrologia tinha pintado de sua filha Rachel antes de entrar para a escola, quando preferia brincar desorganizadamente na rua. Mas ficaram surpresos com a transformação quando ela entrou para a escola primária e aprendeu a ler, pois o gosto da menina pelos estudos passou a lhe absorver todo o interesse; na verdade, mesmo durante os fins de semana e feriados ela só queria brincar de escola. O fato de essas duas qualidades – superioridade física e mental - brotarem da mesma pessoa expressa de forma bonita o duplo símbolo desse signo: o altivo e resfolegante cavalo, encimado pelo arqueiro sagaz; a mente forte no corpo forte que nos aproxima de nossas melhores qualidades.

 

 

No entanto, a abundante energia mental do sagitariano também pode ultrapassar seus limites com facilidade se não for contrabalançada por algum tipo de realismo que lhe é natural. Apesar de serem brilhantes, as crianças de Sagitário podem deixar de perceber detalhes importantes na pressa de solucionar o problema que elas se impuseram e passar para o problema seguinte.


Seu filho pode ser maravilhosamente criativo, sempre aparecendo com uma nova inspira‡„o para criar uma construção qualquer com o jogo de encaixe ou transformar uma xícara de chá num avião com diversos pedaços de barbante e cartolina. Mas quando o avião cai em pedaços porque o menino não amarrou bem as asas, ou a construção desaba porque ele a começou em cima de um tapete enrugado, ele pode ficar incrivelmente bravo e frustrado. Ele não aceita o fracasso, mas também não está interessado em descobrir a causa. Sempre terá um novo desafio a vencer, mas pode ter problemas em superar sua inquietação para ver o resultado antes de aprontar as partes.

 

"Get the Flash Player" "to see this gallery."

 

Esse é um dos pontos em que os pais do sagitariano podem ajudá-lo, uma vez que tenham compreendido do que se trata.


Precisamente em virtude de seus múltiplos talentos, essas crianças precisam de ajuda para obter concentração e estrutura. Ao maravilhoso entusiasmo dos sagitarianos falta muitas vezes um toque de realidade que possa dar forma a seus projetos e torná-los eficientes. Como disse uma mãe, eles precisam ao mesmo tempo da supervisão de alguém que os compreenda e os deixe livres, mas que lhes mostre os limites para que saibam que essa pessoa se importa com eles.


Encontrar esse equilíbrio tão delicado pode ser um trabalho árduo, pois na realidade isso equivale a um trabalho maior, o de iniciar seu filho de Sagitário na eterna tarefa de adquirir autodomínio. Você pode ajudar melhor essas crianças a realizarem seus imensos sonhos fazendo-as seguir em frente com seus brilhantes conceitos até que encontrem algum resultado positivo; controlar sua agitada energia para que possam aplicá-la em algo útil. Uma vez que esses hábitos estejam mais ou menos estabelecidos, seu filho sagitariano estará caminhando para se tornar um adulto extraordinariamente capaz.

 


Doddie Edmands & Allan Edmans

 

Veja também:

 

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SAGITARIANA

 

 

Adicionar comentário

 Negrito It álico Sublinhado Tachado Subscrito Sobrescrito Email Imagem Hiperlink Lista ordenada desordenadas lista Citação Código Hiperligação para o artigo pelo seu id
 Muito Feliz Sorriso Wink Sad  Surpreso  Chocado Confused Cool Laughing Mad Razz Embaraçados choro ou muito triste Evil ou Muito Louca Twisted Evil Rolling Eyes exclamação Pergunta Idea Arrow Neutro Sr. Verde Geek Uber Geek
Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:
 
Universo Cultural Fornecido por Joomla!
ultrahosting Moss 2007