Universo Cultural

Educação e Cultura da Nova Era
TERAPIAS | PSICOLOGIA | PNL | EDUCAÇÃO
Saiba tudo sobre terapias holísticas e PNL aplicada à Educação
Home SIGNIFICADO DAS DOENÇAS QUAL O MOTIVO DA SUA DOR NA NUCA

COMPARTILHE:





 

 

 

Qual o motivo da sua dor na nuca


Dor na nuca | Agulhadas na nuca | Cefaléia




As tensões, os sofrimentos ou o bloqueio da nuca exprimem a nossa dificuldade ou a nossa incapacidade para fazer com que desejos, idéias, conceitos, vontades etc. passem para o real.


No entanto, ao contrário da tensão dos ombros, que significa globalmente a mesma coisa, no caso da nuca, estamos no estágio em que as coisas não chegaram "à porta" da passagem ao ato. Isso significa que não podemos fazê-las passar para o real, porque achamos que não somos capazes. A incapacitação é de nossa responsabilidade, ao passo que, quando se trata do bloqueio nos ombros, presume-se que ela venha dos outros, do mundo exterior. A irradiação na direção de um dos ombros que pode existir paralelamente nos dará uma indicação a mais - a da simbólica Yin ou Yang - cuja imagem interior nos faz pensar que não somos capazes.



                                   

Banhos Medicinais       Qual o motivo da sua dor      Terapias on-line         Astroterapia                 Psicologia    




Que eu possa me lembrar, o caso mais clássico e mais simples é o do torcicolo. Essa tensão na nunca tem um efeito físico direto que nos impede, às vezes à custa de muita dor, de virar a cabeça tanto para a direita como para a esquerda. Ora, qual é a significação universal do gesto de virar a cabeça para a direita e para a esquerda? Em todas as culturas do mundo, esse movimento quer dizer "não". É o sinal da discordância, da recusa, da não-aceitação em relação ao que acontece ou ao que o outro diz ou faz. O torcicolo nos impede de fazer esse gesto. Ele demonstra a nossa incapacidade para dizer "não" a alguém ou a uma situação. Achamos que não temos o direito, a possibilidade ou a capacidade de fazê-lo.

 

Esse exemplo me faz pensar em Bernard, executivo de uma grande empresa francesa de distribuição, que assistia a um dos meus seminários de empresa sobre a Dinâmica das Relações. Esse homem sofria de um torcicolo comprometedor havia três dias. Eu lhe perguntei então se ele vivia alguma situação à qual gostaria de dizer "não", coisa que se recusava a fazer pois achava que não podia ou que não tinha o direito de fazer. Antes de tudo, ele ficou desconcertado. No entanto, refletiu por alguns instantes e depois
 

reconheceu, para o seu próprio espanto, que vivia, na realidade, uma situação profissional desse tipo. O presidente geral do seu grupo, do qual ele era um dos principais representantes regionais, tinha uma mania que considerava muito importante: a de organizar reuniões de prestígio para os seus executivos, que o Bernard chamava de "longa missa". Na sua opinião, essas reuniões, que duravam de um a três dias, não acrescentavam grande coisa, a não ser fazer com que ele perdesse tempo enquanto havia muito a fazer in loco. No entanto, não havia como recusar, dizia, senão, corria o risco de ser "desagradável", de que a recusa fosse mal "recebida". Ora, ele acabara de saber, três dias antes do seminário,que uma nova "longa missa" devia acontecer no mês seguinte, período em que ele normalmente estaria nas lojas da província pelas quais era responsável. Ele soube da novidade na segunda à noite e, na terça de manhã, acordou com um torcicolo que ainda o bloqueava na quinta durante o seminário. Ele decidiu então refletir sobre uma maneira de exprimir a sua discordância com a sua hierarquia, ou então, em caso contrário, de aceitar essas "longas missas".

 


Podemos ilustrar e fazer um resumo dos grandes eixos da parte "alta" do nosso corpo - nossos braços, nossos ombros e nossa nuca - no esquema que se segue. Ele possibilita uma visualização simples do que se passa e como se passa.


Cada vez que temos tensões na parte superior do nosso corpo, elas são um sinal de que, na nossa relação com a ação (desejo, vontade, impossibilidade, incapacidade, medo etc.) ou com o poder sobre as coisas e sobre os seres, vivemos uma tensão equivalente. Essa tensão está ligada ou à nossa suposta incapacidade (nuca), ou a uma incapacidade vinda do exterior (ombro). Estamos diante de algo que não podemos, não sabemos ou não chegamos a fazer.

 

 

 

Michael Odoul - Diga-me Onde dói e eu te direi por quê


 

 

Comentários (11)
estalos dentro da cabeça e na nuca
11Qua, 23 de Julho de 2014 18:47
naldo
bom dotor estou com um poblema de estalos dentro da cabeça e na nuca geralmente quando estou sem me movimentar parado queimaçao em varias regioes da cabeça o sangue parece que para na cabeça e dor de cabeça parecendo que tem um ar dentro da minha cabeça vc pode me ajudar
pressão na nuca
10Sex, 31 de Janeiro de 2014 10:37
Fabricio
Bom dia Doutor,sinto um aperto na nuca até a cabeça,a oito meses,como se tivesse alguma coisa pressionando voçe pode me ajudar
dor
9Ter, 26 de Novembro de 2013 20:03
mara
olq tenho dores na nuca e na cabeca o meu medico diise que e normal.  Sad  Wink
sinto dores na nuca com estralos
8Dom, 06 de Outubro de 2013 19:47
silvio remark
logo, que amanhaceu o dia, eu estava com dor na cabeça na região da nuca, havia engerido bebida na quela noite, então fiz uso de remadios contra dores, mas não obtive resuldado algum, mas as dores não para de doer já à três dias.
quando movimento o pescoço escuto estralinhos essa dor pode ser: torcicolor!!
estalos pra cima da nuca
7Dom, 16 de Junho de 2013 06:47
simone
bom dia.. sinto estalos muito alto pra cima da nuca e geralmente qd estou dormindo, parece que é dentro da cabeça sabe... o que pode ser??
Dor intensa
6Qui, 11 de Abril de 2013 22:53
Iralisi
Olá, tenho dores na nuca... gostaria de saber se desvio de septo tem alguma coisa a vê com essas dores, obrigada!!  Wink
dor intensa na nuca
5Seg, 01 de Abril de 2013 19:56
Delaise
Indiferente se eu olhar para qualquer lado ou para baixo, sinto dor que incomoda,ja tomei analgesicos e não passa,o que tomar ou que médico procurar?
Desconforto e estalos na nuca
4Qua, 23 de Janeiro de 2013 15:15
Lorena
Sinto desconforto, dores leves e estalos na nuca. Quando movo a cabeça para tras ou para baixo é mais intenso do que quando me movo para os lados. Já tem uma semana que estou sentindo isso e começo a me preocupar. Meu esposo diz que pode ser o travesseiro. O que pode ser?
Dor forte nas coxas e dor no ventre
3Ter, 23 de Outubro de 2012 14:06
Mônica
Boa tarde Dr. Michael Odoul,

Meu nome é Mônica, tenho 38 anos, e de vez em quando, sinto dores muito forte nas coxas de passar muito mal, é horrível, e as vezes acho que é quando fico contrariada, pode ser?
dor na nuca
2Sex, 14 de Setembro de 2012 22:55
iraci
Desde qundo meu marido pediu a separação venho tendo dores na nuca. ja se passaram 5 anos. As vezes a dor some, mas nos ultimos meses tenho sentindo costantemente dores na nuca. O que pode ser? Obrigado pela atenção.
dor
1Seg, 20 de Agosto de 2012 22:07
cristiane
Quando estou nervosa a primeira coisa que acontece é ter dor de barriga, pq? E eu tbém tenho dor na nuca bem acima do pescoço,e tbém tenho sentido dores nos dentes, meu dentista disse que tenho que usar placa, pois tenho ficado com os dentes travados a noite.obrigada pela atenção.

Adicionar comentário

 Negrito It álico Sublinhado Tachado Subscrito Sobrescrito Email Imagem Hiperlink Lista ordenada desordenadas lista Citação Código Hiperligação para o artigo pelo seu id
 Muito Feliz Sorriso Wink Sad  Surpreso  Chocado Confused Cool Laughing Mad Razz Embaraçados choro ou muito triste Evil ou Muito Louca Twisted Evil Rolling Eyes exclamação Pergunta Idea Arrow Neutro Sr. Verde Geek Uber Geek
Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:
 
Universo Cultural Fornecido por Joomla!
skontent Hosted Exchange