Universo Cultural

Educação e Cultura da Nova Era
TERAPIAS | PSICOLOGIA | PNL | EDUCAÇÃO
Saiba tudo sobre terapias holísticas e PNL aplicada à Educação
Home SIGNIFICADO DAS DOENÇAS QUAL O MOTIVO DA SUA DOR NO QUADRIL

COMPARTILHE:





O que significa estar com dor no quadril

 

Os problemas do quadril, dores, tensões, bloqueios, artroses etc. nos mostram que atravessamos uma situação em que a "base" das nossas crenças profundas está sendo recolocada em questão.

Quando essa articulação, que é o apoio primordial e fundamental da perna, se rompe, isso significa que os nossos suportes interiores principais, as nossas crenças mais enraizadas em relação à vida também se rompem por sua vez. Nós nos encontramos exatamente no campo das noções de traição ou de abandono, sejam elas realizadas por nós ou pelos outros.

 


Se for o quadril esquerdo, estamos diante do caso de uma vivência de traição ou de abandono de simbólica Yang (paterna). Tenho em mente um caso em particular: o de uma pessoa que se chama Sylvie, e que veio me consultar a respeito de um caso de artrose do quadril esquerdo, pouco antes de se submeter a uma cirurgia. Depois de deixá-la falar do seu sofrimento "mecânico", eu a conduzi ao fundo do problema e a me falar um pouco mais sobre a sua vida fazendo perguntas: "Que homem a havia traído ou abandonado nos últimos meses?". Apesar de surpresa, ela me confidenciou que havia perdido o seu marido três anos antes, mas que não via relação alguma entre os dois fatos. Eu fui lhe explicando progressivamente o processo inconsciente que tinha levado todo esse tempo para então se liberar dessa forma. Ela reconheceu, então, que havia realmente vivido o desaparecimento do seu marido como se fosse um abandono e algo injusto. Após duas sessões de massagem de Harmonização e de trabalho sobre essa memória, o seu quadril se liberou a tal ponto que, durante a segunda semana, houve dois dias inteiros em que ela não teve o menor sofrimento. Os seus medos, as suas "obrigações" profissionais, no entanto, a fizeram tomar, apesar de tudo, a decisão de se submeter à cirurgia e, naturalmente, eu a deixei livre para fazer essa escolha. A cirurgia foi "bem-sucedida" e calou a sua dor.

Um ano e meio depois, ela voltou para me ver com o mesmo problema, mas dessa vez no quadril direito. Estava claro que ela não havia eliminado, de maneira alguma, a tensão interior. A ferida na alma não cicatrizava de jeito algum e procurava um outro ponto do corpo para se exprimir. Eu fiz com que fosse mais longe na expressão da sua vivência e ela terminou "confessando" que, além de tudo, após o desaparecimento do seu marido, restavam sérias dúvidas sobre a sua fidelidade, que ela achava que ele a havia enganado. Ela se sentia traída na sua condição de esposa. Não era então de se espantar que o Não-Consciente tenha necessidade de expulsar, através do quadril, essa ferida que estava longe de se fechar, pois sustentava a dúvida. Foi o quadril direito porque a feminilidade estava certamente envolvida, mas sobretudo porque o esquerdo não podia mais "falar".

 

 

Se for o quadril direito, estamos diante do caso de uma vivência de traição ou de abandono de simbólica Yin (materna). Deixando o exemplo anterior de lado, vou me referir aqui ao meu próprio pai. Ele trabalhava em um escritório público onde as coisas e os comportamentos se tomavam cada vez mais difíceis de serem tolerados, pois "traíam" a idéia que ele fazia do serviço público. Mas como fazer para sair dessa situação? Um dia, ele sofreu uma queda em que machucou seriamente o quadril direito. Pouco a pouco, a dor foi aumentando até que foi ficando fisicamente impossível que ele pudesse fazer o seu trabalho corretamente. Sendo de origem camponesa e tendo o senso do dever e do respeito com os compromissos, ele ficou ainda mais "contrariado" quando lhe aconselharam a "se fazer de doente". "Eu não posso aceitar tal coisa pois isso significaria que os outros deverão trabalhar por mim", dizia na época. Isso teria sido uma traição a mais, porém da sua parte agora. Ele pediu então aposentadoria antecipada para evitá-la, embora isso fizesse com que perdesse muito financeiramente, pois o vencimento da sua aposentadoria não estava tão longe assim. No entanto, ele não podia compreender toda a significação inconsciente do que estava acontecendo. Passou então a ajudar uma pessoa que ele conhecia a cuidar de uma criação de trutas. O início foi promissor mas a experiência da traição se renovou. A pessoa aparecia cada dia com uma "história" diferente que reduzia cada vez mais o trabalho que ele próprio realizava. Até o dia em que uma gota d'água mais forte do que as outras (destruição acidental) fez o balde transbordar. A dor no quadril esquerdo, que havia tomado a forma de uma coxartrose, aumentou e, logo após haver deixado esse patrão que havia traído a sua confiança, ele teve que se submeter a uma cirurgia.

 

 

Talvez, se eu tivesse "sabido" na época (há 25 anos), nós pode-riamos ter evocado a necessidade que ele tinha de experimentar a traição ou o abandono simbólico. Aliás, ele já a havia encontrado mais jovem, quando, ao voltar do cativeiro após a guerra, constatou que o seu pai havia abandonado uma bela fazenda na qual eles viviam antes da guerra. Ora, ele o havia expressamente aconselhado a não fazê-lo. Ao constatar que o seu pai a havia vendido, apesar de tudo, para comprar uma outra em outro lugar, decidiu deixar a fazenda da família para trabalhar na indústria. Eu digo "talvez", pois nem sempre estamos prontos para "entender" algumas coisas e ninguém pode viver ou mudar a Lenda Pessoal do outro.

 

Michael Odoul - Diga-me Onde dói e eu te direi por quê

 

 

Comentários (9)
enxaqueca do meu marido
9Sáb, 05 de Julho de 2014 13:11
Andréa
Boa tarde, o meu marido tem enxaqueca a mais de 30 anos. Hoje ele tem 48 anos. Já fez tomagrafia e não foi descoberto nada; a dor persiste no lado esquerdo da cabeça. Ele também vem tendo de uns 10 anos para cá no quadril, no lado direito. Hoje a dor foi tão forte que teve de tomar uma injeção. Com exceção da enxaqueca, a bursite, as dores no quadril, o fungo da unha do pé, a artrite nos dedos da mão se localizam no lado esquerdo do meu marido. O que ele pode fazer para curar esses problemas.
Dor no quadril
8Qua, 18 de Junho de 2014 15:00
YVONE SUELY
A 3 MESES TENHO UMA DOR NO QUADRIL DO LADO ESQUERDO QUE VAI PARA A VIRILHA,JA FEZ ULTRASSON E RX E OS MEDICO DIZEM QUE NÃO TENHO NADA ,MAIS A DOR CONTINUA.AGORA ESTOU FAZENDO ACUPUTURA ALIVIA MAIS A DOR NÃO PASSAR.qUERIA AJUDA POIS NÃO ESTOU AGUENTANDO MAIS.OBRIGADA  Embaraçados
Dor no quadril esquerdo
7Sáb, 07 de Junho de 2014 21:46
line
Sinto muita dor em baixo do embigo e tambem no meu quadril do lado de reito mais esses dias as dores passou para o lado do quadril esquerdo, vc poderia me responder o wue pode ser?
Dor no quadril, pernas e na região intima
6Dom, 09 de Fevereiro de 2014 17:43
Jim
Há anos sinto um incomodo muito forte na região do quadril, tanto que acabei descobrindo que eu tinha varicocele À esquerda que depois de um certo tempo tive que me submeter a uma cirurgia que aparentemente resolveu o problema, depois disso ainda assim sentia o tal incomodo.
Tive uma complicação que foi diagnosticada como crista de galo na regiao intima que foi tratada e aparentemente sumiu, agora há duas semanas venho sentindo um incomodo que toma toda a parte do quadril, pernas e no orgao masculino, fazendo com que eu até não sinta desejo sexual, o que devo fazer, procurar um urologista?
dor no quadril, virilha direitos
5Dom, 05 de Agosto de 2012 17:42
lilian
Há8 meses iniciei tratamento de refluxo e comecei a dormir em travesseiro anti-refluxo, depois passei a dormir sentada ou com a cama elevada em 15 cm, acordava sempre com dor no quadril. Voltei a dormir em posiççao normal mas agora a dor ficou forte. Já diz 10 seçoes de fisio, fiz Ressonãncia do quadril direito e está tudo normal, tomo antiinflamatórios e melhora muito pouco. O que fazer?
dores
4Sáb, 02 de Junho de 2012 21:39
lourdes
dores no quadril e sinto que é osso as vazes penso que nao vou andar mais deito de lado daí a pouco tenho que virar do outro lado pois doi bastante os dois lado ai fico virando
dor na virilha
3Sáb, 31 de Março de 2012 18:22
Denise G.
Há mais ou menos dois meses comecei a senti dor na parte interna da coxa da perna esquerda.Achei que fosse mal jeito, e não me importei. Foi passando o tempo e a dor aumentou passando para o quadril e outros lugares da perna esquerda. Fui ao médico e o raio x não constatou nada. Agora vou fazer uma ressonância de quadril. mas a dor me incomoda demais, principalmente a noite, e ainda por cima tem limitado os meus movimentos. Por favor me ajude a saber o que é?
dor, muita dor
2Ter, 17 de Janeiro de 2012 23:03
waldecy
Há mais ou menos 3 anos tenho sentido dores por todo o corpo, principalmente nas articulações e cabeça, mas a dor na perna esquerda, na nádega persiste, às vezes acho que vou morrer de dor, alivia de vez em quando, não consigo levantar quando me abaixo, para simplesmente colocar sapato ou cortar unhas do pé, andar carregando peso, é mortal, já passei por varios médicos e me dizem que é Fibromialgia e não tem cura. O que faço.
Grata , Waldecy
Dor no quadril esquerdo
1Qua, 02 de Novembro de 2011 06:20
Nádia
É realmente deve ter alguma relação entre a dor e o piscologico; sou casada mais meu marido me atormenta com brigas sem motivos descarrega toda a sua infelicidade em cima de mim; já falei em separação mais para ele é muito mais conveniente continuar comigo não sei o que fazer tenho muito medo dele e da vida das cobranças da familia, pois ele foi meu unico namorado e namorei por 13 anos para depois casar, isto é, dos 13 anos aos 26 anos..... já estou no limite do descarrego dele, pois apesar tenho uita pena dele por toda esta infelicidade,eu me sinto feliz apesar de tudo, pois tenho tres filhos maravilhosos, que é a minha razão da vida e ele nunca deu carinho e nem dialogo para eles...

Adicionar comentário

 Negrito It álico Sublinhado Tachado Subscrito Sobrescrito Email Imagem Hiperlink Lista ordenada desordenadas lista Citação Código Hiperligação para o artigo pelo seu id
 Muito Feliz Sorriso Wink Sad  Surpreso  Chocado Confused Cool Laughing Mad Razz Embaraçados choro ou muito triste Evil ou Muito Louca Twisted Evil Rolling Eyes exclamação Pergunta Idea Arrow Neutro Sr. Verde Geek Uber Geek
Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:
 
Universo Cultural Fornecido por Joomla!
ultrahosting Exchange Email