Universo Cultural

Educação e Cultura da Nova Era
PNL | COACHING | CULTURA ORGANIZACIONAL | LIDERANÇA EM EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Aqui você encontra tudo o que precisa sobre PNL aplicada à Educação | PNL e Coaching aplicado à Cultura Organizacional | Coaching e desenvolvimento de Liderança
Home AVALIAÇÕES MODELO DE PROVA - ASTRONOMIA - 8ª SÉRIE




COMPARTILHE:







MODELO DE PROVA DE ASTRONOMIA - 8ª SÉRIE / 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

MODELO DE PROVA | EXEMPLOS DE QUESTÕES |

A procura por modelos de provas tem crescido na internet. Por conta disso, disponibilizaremos modelos de provas para auxiliar o professor na tarefa de criar instrumentos de avaliação eficazes e práticos. Veja o exemplo a seguir:



Expectativas de aprendizagem:

- Reconhecer que o conhecimento científico é construído ao longo dos tempos e que a ciência relaciona-se com outras atividades humanas;

- Confrontar as várias explicações individuais e coletivas segundo os diferentes modelos explicativos existentes na ciência e nas diferentes épocas da História;

- Compreender e comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico e as explicações de cada um deles para os movimentos dos corpos celestes

Objetivos:

- caracterizar a forma de pensamento científico dominante em diferentes épocas da História.

- comparar os modelos explicativos religioso e científico

- aplicar os modelos geocêntrico e heliocêntrico para explicar os movimentos celestes

Critérios de avaliação:

O desenvolvimento das questões vale 9,0 pontos e 1,0 ponto equivale ao uso da norma culta da língua portuguesa.

 


||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||


NÍVEL MÉDIO –  Habilidades:  identificar e selecionar dados e informações;  comparar e estabelecer relações


1) Observe a charge abaixo: 



a) Qual das formas de pensamento representa um exemplo de experimentalismo?                                                                                                                                 (1,0 ponto)


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) Em que época da História o experimentalismo se tornou dominante?                                                                                                                                                     (1,0 ponto)



___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Como o experimentalismo é usado pelos cientistas?                                                                                                                                                                                (1,0 ponto)


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||


NÍVEL MÉDIO –  Habilidades:  localizar informações contidas nos diferentes gêneros de texto ;  Identificar e selecionar dados e infomações


2)                                                                                                                                                                                                                                                                                (2,0 pontos)


O Pensamento Medieval x O Pensamento Moderno


Com a queda do Império Romano, a Igreja Cristã tornou-se poderosa na Europa e o dogma religioso tornou-se o pensamento único aceito. 

Por esse pensamento, somente o homem livre da matéria pode atingir a Graça, a ausência de pecado. 

Esse pensamento considera a partir daí que a fé é a única fonte de verdade. 

Esse tornou-se o pensamento oficial da Igreja Católica desde o século V ao XII.

A partir do século XVI, o pensamento da humanidade separou-se de vez do dogma da Igreja e passou a valorizar a experimentação em vez da fé. 

Foi o Renascimento Científico, em que surge a Ciência Moderna por meio dos trabalhos de Johannes Kepler e Galileu.

Na Idade Média, ao refletir sobre a natureza e sobre si mesmo, o homem procurava estabelecer a relação de Deus com a Natureza e de Deus com o Homem – é o Teocentrismo. 

No Renascimento, pensa-se na relação do Homem com Natureza e do Homem com Deus – é o Antropocentrismo.  

(Adaptado de “EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO MEDIEVAL (FÉ X RAZÃO)” de Reinaldo Martins). 

 

Baseando-se no texto acima, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo;


( ) Johannes Kepler e Galileu eram defensores dos pensamentos da Igreja na Idade Média.

( ) O Renascimento Científico foi marcado pelo surgimento da Ciência Moderna

( ) O teocentrismo era a base do pensamento na Idade Média.

( ) A experimentação tornou-se dominante na Idade Moderna.



|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||


NÍVEL BÁSICO – Habilidades:  Observar, inferir e levantar hipóteses; Comparar e estabelecer relações


3) Analisando a imagem da abóbada celeste abaixo, com a descrição dos movimentos aparentes do Sol, podemos afirmar que:

                                                                                                                                                                                                                                                                                     (1,0 ponto)


A = dia 22 de dezembro

B = dia 20 de março e 23 de setembro

C = dia 22 de junho


 

 


I – No verão o sol fica numa posição mais elevada no céu

II – O sol nasce apenas no ponto Leste nos dias de equinócio de outono e de primavera

III – Os dias são mais curtos na situação C


Estão corretas as afirmações:


A ( ) apenas I

B ( ) I e III

C ( ) I e II

D ( ) I, II e III

E ( ) apenas II


||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||


NÍVEL MÉDIO – Habilidades: Comparar e estabelecer relações;  Julgar possíveis soluções para uma situação-problema.


4) Abaixo você observa diagramas representando diferentes modelos explicativos do sistema solar. 







Qual dos modelos explica o movimento observado nos cometas que se aproximam do Sol e depois se afastam para os confins do Sistema Solar? Explique.                   

                                                                                                                                                                                                                                                                                   (2,0 pontos)


R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||



NÍVEL BÁSICO – Habilidades:  Localizar informações contidas num diagrama esquemático;   Observar, inferir e levantar hipóteses;



5) O diagrama abaixo representa as fases da Lua. Podemos dizer que, na fase de Lua Nova                                                                                                   

                                                                                                                                (1,0 ponto)





A ( ) a Lua tem sua face iluminada voltada para a Terra e é visível durante a noite

B ( ) a Lua tem sua face escura voltada para a Terra e não é visível durante a noite

C ( ) a Lua não está em alinhamento com a Terra e o Sol

D ( ) a Lua completa uma volta em torno da Terra, que começou na Lua Nova anterior e que durou 7 dias





 

 

Adicionar comentário

 Negrito It álico Sublinhado Tachado Subscrito Sobrescrito Email Imagem Hiperlink Lista ordenada desordenadas lista Citação Código Hiperligação para o artigo pelo seu id
 Muito Feliz Sorriso Wink Sad  Surpreso  Chocado Confused Cool Laughing Mad Razz Embaraçados choro ou muito triste Evil ou Muito Louca Twisted Evil Rolling Eyes exclamação Pergunta Idea Arrow Neutro Sr. Verde Geek Uber Geek
Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:
 
Universo Cultural Fornecido por Joomla!
ultrahosting Hosted Exchange Server